Encontro Diocesano: Centros Sociais Paroquiais e Misericórdias do Algarve

Decorreu no dia 19 de maio de 2022, no espaço do Museu do Traje em São Brás de Alportel, o Encontro Diocesano entre Centros Sociais Paroquiais e Misericórdias do Algarve que teve como tema a reflexão sobre a sustentabilidade e a autonomia das Santas Casas e das IPSS. O encontro contou com a presença de mais de 100 participantes, entre Provedores, Diretores Técnicos e outros colaboradores e irmãos da Misericórdia e representantes dos Centros Paroquiais. Esta edição teve início logo pela manhã, tendo sida iniciada com a Oração de abertura, presidida pelo Senhor Bispo do Algarve Dom Manuel Quintas. Seguindo-se a abertura da mesa dos trabalhos com a participação do Sr. º Provedor da Misericórdia de São Brás de Alportel, Júlio Pereira, o Sr. º Presidente do Município, Vítor Guerreiro e a Sr.ª Diretora do Centro Distrital de Faro da Segurança Social, Margarida Flores.
Neste encontro participaram dois oradores convidados o Dr. Gonçalo Simões de Almeida, Advogado na KGSA que falou do tema “A autonomia das Misericórdias e das IPSS” e o Dr. José António Pinto Rabaça, Tesoureiro do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas que trouxe o tema “A Sustentabilidade das Misericórdias e das IPSS”. Intervieram também neste encontro o Sr. º Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Vila do Bispo, e Presidente do Secretariado de Faro da UMP, Armindo Vicente, e a Sr.ª Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e Vogal do Secretariado Nacional na União Das Misericórdias Portuguesas, Patrícia Seromenho.
Passada a manhã, seguiu-se para o almoço, no jardim do Museu servido e confecionado pelos alunos e professores do curso de cozinha e bar da Escola José Belchior Viegas, de São Brás de Alportel.
O encontro Diocesano terminou com uma visita guiada ao Museu do Traje.
Elnisa Pires