Notícias

Comemoração do Dia da Mãe

Publicado em 13 Maio 2019

Zeca Afonso cantava na sua canção “Minha Mãe” que, “Quem tem uma mãe tem tudo” e esta é uma das razões, pela qual, o dia da mãe é tão especial para todas as mães e filhos.

Como não podia deixar de ser, a Misericórdia, celebrou a data de forma muito especial, tornando assim o domingo de 5 de maio um dia diferente para as utentes da nossa instituição, e para todos aqueles que se quiseram juntar a nós para esta comemoração.

A tarde de celebração iniciou-se com a eucaristia presidida pelo Pior António Faria, que se fez acompanhar pelo Grupo de Jovens Sem Fronteiras, da Fuzeta, os Talitakum, que encantaram com os seus cânticos, oferecendo um toque especial à eucaristia.

Seguiu-se, o espaço de poesia, onde os nossos convidados dedicaram as mais belas palavras a todas as mães. Para honrá-las, foram declamados os mais belos poemas. Os declamantes convidados formaram um grupo do mais eclético que pode haver. A Maria Inês, tem 10 anos, é uma das meninas do ATL da nossa instituição. Na sua pessoa representou a camada mais jovem desta Casa. De seguida, a Dª Apresentação Dias, de 98 anos, utente do Centro de Dia, representou todos os utentes do Centro do Dia e da ERPI, sendo ela a voz de todos os jovens mais experientes da vida. Convidados foram, também, dois irmãos da Misericórdia a Dª Maria Belchior e o Sr. Eugénio Viegas que nos agraciaram com o seu talento, para a escrita, e nos declaram poemas da sua autoria. O mesmo fez a Dª Margarida Lourenço, grande amiga desta Misericórdia e dotada de um talento impar para a escrita, que nos presenteou com os seus lindíssimos poemas. Por fim, a Susana Lourenço fechou este momento com um belo poema sobre o que é ser mãe.

Terminado o espaço de poesia, passámos à música com o guitarrista Nuno Martins e a fadista Raquel Peters que animaram o final da tarde. A alma do fado fez-se presente na sala através dos seus talentos.

Antes do final da festa, houve ainda tempo para os presentes. A todas as utentes e mães presentes na sala, foi entregue uma pequena lembrança. Um saquinho com aromas de cheiro e um cartão com uma mensagem da nossa utente Dª Conceição que, aos 106 anos, celebrou neste dia o facto de ser mãe há 85. Também ela disse algumas palavras, desejando a todas as mães um feliz dia.

Com toda a certeza, este dia não será esquecido. As mães foram celebradas pelo seu árduo trabalho e pelo seu amor incondicional. Apenas agradecer parece nunca ser o suficiente e, por isso, vamos continuar a demonstrar a nossa gratidão a todas vós, seja de que forma for.

A todas as mães, o muito obrigado.

Ariana Cruz