Apoio +felicIDADE
A missão intrínseca a este projeto é a de assistência e de proximidade. O Projeto Apoio+felicIDADE destina-se a apoiar a população idosa ou cidadãos com necessidades muito particulares residentes no concelho de São Brás de Alportel, em situação de carência, isolamento, vulnerabilidade socioeconómica e/ou com limitações mentais e psicológicas, em tempos de pandemia e pós pandemia Covid-19.
Diariamente uma equipa de trabalho auxiliará os utentes beneficiários com o intuito de monitorizar, acompanhar e responder às suas carências diárias de forma mais completa e abrangente possível. Desta forma, o Apoio+felicIDADE pretende melhorar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas e famílias, mantendo os utentes beneficiários no seu contexto habitual e adaptando-se de forma personalizada e flexível às suas necessidades e especificidades.
Template do Projecto
Template do projecto - Apoio +felicIDADE (pdf)
Regulamento interno do projeto Apoio+felicIDADE
Regulamento do projeto Apoio+felicIDADE (pdf)
Equipa de Trabalho
A equipa de trabalho contará com:
- 1 Assistente Social;
- 1 Psicóloga Clínica e da Saúde;
- 1 Trabalhadora de Serviços Geras;
- 1 Ajudante de Lar.
Esta equipa trabalhará diariamente para proporcionar uma resposta o mais completa possível com o intuito de ultrapassar barreiras, coordenar esforços e criar estruturas que permitam apoiar e melhorar a qualidade de vida daqueles que necessitam de apoio e auxílio nesta fase mais vulnerável e também num momento posterior.
Serviços Prestados
Este projeto visa a prestar os seguintes serviços:
- Monitorizar o estado de saúde geral dos utentes beneficiários;
- Fornecer refeições quentes diárias;
- Realizar higiene pessoal;
- Realizar higiene habitacional;
- Transporte e tratamento de roupa de uso pessoal do utente beneficiário;
- Realizar pequenas reparações ou modificações no domicílio dos utentes beneficiários;
- Organizar e auxiliar na toma do tratamento medicamentoso;
- Acompanhar os utentes beneficiários ao exterior;
- Encaminhar os utentes beneficiários para outras entidades mais adequadas para a atenuar as suas necessidades;
- Realizar visitas domiciliárias;
- Realizar um acompanhamento e intervenção psicológico;
- Intervir em situações de crise e emergência;
- Sensibilizar os familiares e/ou cuidadores informais sobre a prestação de cuidados e apoio ao utente beneficiário;
- Psicoeducar e proporcionar competências e conhecimentos aos utentes beneficiários e aos seus familiares e/ou cuidadores informais;
Utentes Beneficiários
Podem beneficiar do Apoio+felicIDADE todos os cidadãos seniores, ou em condição equivalente, residentes no concelho de São Brás de Alportel, que por motivos de idade, limitações pessoais, mentais e psicológicas; isolamento familiar e/ou social; abandono ou rejeição familiar; incapacidade da família prestar apoio adequado ao próprio; ausência de cuidadores formais/informais; problemas de saúde que limitam a autonomia; falta de condições habitacionais; insuficiência económica ou financeira; ou pela escassa capacidade de gestão dos fracos recursos, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.
Podem beneficiar deste apoio os demais cidadãos que, no âmbito desta pandemia, viram as suas capacidades limitadas ou agravadas, mesmo que temporariamente, e que se equiparam às descritas no tópico anterior.
Podem também ser utentes beneficiários os cidadãos que testaram positivo para COVID-19, ou as suas famílias, e que necessitam de apoio pontual ou temporário.
Contactos
Psicóloga: tinajardim@misericordiasaobras.pt
Assistente Social: carolinareis@misericordiasaobras.pt
SINALIZAÇÃO DE CASO
Se tem um familiar idoso, um vizinho, um conhecido ou um amigo que precisa de cuidados especiais, em situação de carência, isolamento, vulnerabilidade socioeconómica e/ou com limitações mentais e psicológicas não hesite em denunciar.
O Serviço de apoio domiciliário realizado pelo projeto apoio +felicidade é prestado gratuitamente a utentes que reúnam as condições dispostas em regulamento e que tem como objetivo de melhorar o bem-estar e aumentar a qualidade de vida da população idosa e dependente.