Área Social
Apoio +felicIDADE

A missão intrínseca a este projeto é a de assistência e de proximidade. O Projeto Apoio+felicIDADE destina-se a apoiar a população idosa ou cidadãos com necessidades muito particulares residentes no concelho de São Brás de Alportel, em situação de carência, isolamento, vulnerabilidade socioeconómica e/ou com limitações mentais e psicológicas, em tempos de pandemia e pós pandemia Covid-19.

Diariamente uma equipa de trabalho auxiliará os utentes beneficiários com o intuito de monitorizar, acompanhar e responder às suas carências diárias de forma mais completa e abrangente possível. Desta forma, o Apoio+felicIDADE pretende melhorar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas e famílias, mantendo os utentes beneficiários no seu contexto habitual e adaptando-se de forma personalizada e flexível às suas necessidades e especificidades.

Template do Projecto

Template do projecto - Apoio +felicIDADE (pdf)

Regulamento interno do projeto Apoio+felicIDADE

Regulamento do projeto Apoio+felicIDADE (pdf)

Equipa de Trabalho

A equipa de trabalho contará com:

• 1 Assistente Social;
  • 1 Psicóloga Clínica e da Saúde;
  • 1 Trabalhadora de Serviços Geras;
  • 1 Ajudante de Lar.

Esta equipa trabalhará diariamente para proporcionar uma resposta o mais completa possível com o intuito de ultrapassar barreiras, coordenar esforços e criar estruturas que permitam apoiar e melhorar a qualidade de vida daqueles que necessitam de apoio e auxílio nesta fase mais vulnerável e também num momento posterior.

Serviços Prestados

Este projeto visa a prestar os seguintes serviços:

• Monitorizar o estado de saúde geral dos utentes beneficiários;
  • Fornecer refeições quentes diárias;
  • Realizar higiene pessoal;
  • Realizar higiene habitacional;
  • Transporte e tratamento de roupa de uso pessoal do utente beneficiário;
  • Realizar pequenas reparações ou modificações no domicílio dos utentes beneficiários;
  • Organizar e auxiliar na toma do tratamento medicamentoso;
  • Acompanhar os utentes beneficiários ao exterior;
  • Encaminhar os utentes beneficiários para outras entidades mais adequadas para a atenuar as suas necessidades;
  • Realizar visitas domiciliárias;
  • Realizar um acompanhamento e intervenção psicológico;
  • Intervir em situações de crise e emergência;
  • Sensibilizar os familiares e/ou cuidadores informais sobre a prestação de cuidados e apoio ao utente beneficiário;
  • Psicoeducar e proporcionar competências e conhecimentos aos utentes beneficiários e aos seus familiares e/ou cuidadores informais;

Utentes Beneficiários

Podem beneficiar do Apoio+felicIDADE todos os cidadãos seniores, ou em condição equivalente, residentes no concelho de São Brás de Alportel, que por motivos de idade, limitações pessoais, mentais e psicológicas; isolamento familiar e/ou social; abandono ou rejeição familiar; incapacidade da família prestar apoio adequado ao próprio; ausência de cuidadores formais/informais; problemas de saúde que limitam a autonomia; falta de condições habitacionais; insuficiência económica ou financeira; ou pela escassa capacidade de gestão dos fracos recursos, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.

Podem beneficiar deste apoio os demais cidadãos que, no âmbito desta pandemia, viram as suas capacidades limitadas ou agravadas, mesmo que temporariamente, e que se equiparam às descritas no tópico anterior.

Podem também ser utentes beneficiários os cidadãos que testaram positivo para COVID-19, ou as suas famílias, e que necessitam de apoio pontual ou temporário.

SINALIZAÇÃO DE CASO

Se tem um familiar idoso, um vizinho, um conhecido ou um amigo que precisa de cuidados especiais, em situação de carência, isolamento, vulnerabilidade socioeconómica e/ou com limitações mentais e psicológicas não hesite em denunciar.

O Serviço de apoio domiciliário realizado pelo projeto apoio +felicidade é prestado gratuitamente a utentes que reúnam as condições dispostas em regulamento e que tem como objetivo de melhorar o bem-estar e aumentar a qualidade de vida da população idosa e dependente.

Denúncia de caso:

Campo de preenchimento obrigatório.